data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
A região central do Rio Grande do Sul chega, em setembro, ao menor patamar de óbitos por Covid-19 desde os primeiros meses da pandemia no ano passado. Apenas 11 mortes foram contabilizadas até agora neste mês. Sete dos 39 municípios que integram a região de cobertura do Diário registraram óbitos. Isso significa que 82% das cidades não tiveram nenhuma morte por coronavírus no período do mês de setembro.
Ministério da Saúde acaba com intervalo para vacinação contra Covid-19 e gripe
Santa Maria, o município mais populoso da região, teve, até agora, somente uma morte. O total, desde o início da pandemia, é de 823 na cidade. No pico da doença, em abril, foram 156 registros em um único mês. A queda significativa de óbitos é atribuída principalmente ao avanço da vacinação. O desempenho dos imunizantes é potencializado também pelo avanço mais suave da Delta em comparação a outros países.
Além de Santa Maria, houve registro de mortes, em setembro, nos municípios de Cruz Alta, Nova Palma, Rosário do Sul, Santiago, São Sepé e Silveira Martins.
ROSÁRIO DO SUL
As cidades com mais registros de óbitos no mês são Santiago e Rosário do Sul, com três em cada. Em Rosário do Sul, as vítimas foram idosos que, apesar de estarem vacinados, possuíam outras comorbidades, que agravaram o estado de saúde. De acordo com o enfermeiro Jair Oliveira Rocha, assessor administrativo da Secretaria de Saúde, Rosário do Sul chegou a ficar dois meses sem nenhuma morte, mas voltou a registrar em setembro:
- Os índices continuam baixos, estabilizados. As internações diminuíram muito. Tínhamos conseguido zerar os óbitos, mas voltamos a registrar recentemente. Continuamos testando e monitorando.
SANTIAGO
Em Santiago, os índices reduziram mas, nesta semana, o número de casos confirmados e de casos suspeitos voltou a crescer, explica o secretário de Saúde, Éldrio Machado. Na última segunda-feira, 77 pessoas procuraram o Centro de Triagem Covid-19 (CTC) em Santiago que, atualmente, tem sete pacientes internados, sendo três em leitos intensivos.
Desde o início da pandemia, o total de mortes contabilizadas na Região Central é de 2.235.
Há 21 dias sem luz, Escola Sérgio Lopes segue sem data para conserto
NENHUMA MORTE
A grande maioria dos municípios que zerou as mortes em setembro, até agora, é formada por localidades de pequeno porte. Mas, há também cidades como São Gabriel, de 62 mil habitantes, que não registrou nenhum óbito em setembro. Desde o início da pandemia, foram contabilizadas 277 mortes entre moradores do município. Há 15 dias, o único hospital da cidade, a Santa Casa de Misericórdia, chegou a zerar até mesmo as internações por Covid-19, tanto em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) quanto em leitos clínicos. Atualmente, há três hospitalizações, mas nenhum dos pacientes precisou ir para UTI.
- São números positivos, que refletem o avanço da vacinação. A tendência é que os índices continuem baixos. Vivemos períodos de muita incerteza. Mas, agora já conseguimos superar - destaca a secretária de Saúde, Kátia Raposo.
ESTABILIZAÇÃO
O boletim do InfoGripe, divulgado semanalmente pela Fiocruz, coloca a macrorregião de Santa Maria com probabilidade de estabilização dos indicadores da pandemia nas próximas semanas. O levantamento é feito com base nos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Parte da incidência da doença ocorre em razão da contaminação por coronavírus.
O InfoGripe faz análise de curto prazo (três semanas) e longo prazo (seis semanas). Nos dois casos, a macrorregião Centro-Oeste, da qual Santa Maria faz parte, mantém tendência de estabilização. Ou seja, os índices não devem ter aumento nem queda. Os dados analisados pela Fiocruz são casos graves e mortes com sintomas de SRAG.
CIDADES COM ÓBITOS EM SETEMBRO
Sete municípios tiveram registro de mortes no mês.Veja o total de óbitos nestas cidades desde o início da pandemia e a quantidade de óbitos em setembro:
Cruz Alta
- Total de 217 óbitos, 1 em setembro
Nova Palma
- Total de 13 óbitos, 1 em setembro
Rosário do Sul
- Total de 108 óbitos, 3 em setembro
Santa Maria
- Total de 823 óbitos, 1 em setembro
São Sepé
- Total de 62 óbitos, 1 em setembro
Silveira Martins
- Total de 10 óbitos, 1 em setembro
Santiago
- Total de 164 óbitos, 3 em setembro
CIDADES SEM ÓBITOS EM SETEMBRO
33 municípios não tiveram registro de mortes, até agora, no mês.Veja o total de óbitos nestas cidades desde o início da pandemia:
- Agudo - 29 óbitos
- Caçapava do Sul - 97 óbitos
- Cacequi - 9 óbitos
- Dilermando de Aguiar - 5 óbitos
- Dona Francisca - 4 óbitos
- Faxinal do Soturno - 8 óbitos
- Formigueiro - 15 óbitos
- Itaara - 17 óbitos
- Itacurubi - 6 óbitos
- Ivorá - 1 óbito
- Jaguari - 34 óbitos
- Jari - 2 óbitos
- Júlio de Castilhos - 42 óbitos
- Lavras do Sul - 12 óbitos
- Mata - 14 óbitos
- Nova Esperança do Sul - 10 óbitos
- Paraíso do Sul - 16 óbitos
- Pinhal Grande - 5 óbitos
- Quevedos - 1 óbito
- Restinga Sêca - 37 óbitos
- Santa Margarida do Sul - 6 óbitos
- Santana da Boa Vista - 11 óbitos
- Santiago - 161 óbitos
- São Francisco de Assis - 39 óbitos
- São Gabriel - 277 óbitos
- São João do Polêsine - 6 óbitos
- São Martinho da Serra - 6 óbitos
- São Pedro do Sul - 33 óbitos
- São Vicente do Sul - 23 óbitos
- Vila Nova do Sul - 11 óbitos
- Toropi - 12 óbitos
- Tupanciretã - 49 óbitos
- Unistalda - 4 óbitos